Arquicast 200 – Histórias da Audiência

  • Comemorando sua ducentésima edição, o Arquicast entrevista três ouvintes do programa. A seleção foi feita ao longo dos meses de janeiro e fevereiro e o resultado você pode conferir ouvindo o programa. São histórias que refletem um pouco da paixão que temos pelo nosso trabalho e como ele reverbera quando boas práticas e intenções se[...]
Siga o Arquicast:

Comemorando sua ducentésima edição, o Arquicast entrevista três ouvintes do programa. A seleção foi feita ao longo dos meses de janeiro e fevereiro e o resultado você pode conferir ouvindo o programa. São histórias que refletem um pouco da paixão que temos pelo nosso trabalho e como ele reverbera quando boas práticas e intenções se conectam de forma livre e espontânea.

Anos atrás, o centésimo episódio foi gravado com uma série de depoimentos da audiência sobre o conteúdo que desenvolvemos no Arquicast. É ainda um episódio muito forte em nossa memória, e sempre quando ouvimos nos enchemos de emoções e disposição para continuar essa jornada. Nesse episódio, porém, decidimos por inverter a posição do microfone, e assim, reverberar algumas histórias da nossa audiência, de quem esteve sempre do lado de lá da nuvem.

Foram escolhidas as histórias da Liz, do João e do Daivisson, que vocês poderão conhecer ao ouvir o episódio. Agradecemos imensamente as outras histórias que chegaram até nós, e nos estimulou a queremos fazer outros episódios como esse em outras oportunidades. Cada bloco foi dedicado às histórias, de grandes mudanças na sala de aula, passando pela paixão por caminhões e pela estrada, culminando em ciclos ainda não fechados que, anos depois, foram retomados para que a felicidade fosse encontrada.

Alguns trechos dos depoimentos que recebemos:

Eu lembro de um episódio sobre modelo de ateliês para ensino de projeto que me marcou pois estava justamente refletindo sobre isso e procurando caminhos para implementar esse formato aqui na instituição onde lecionamos (…) O final é feliz pois a faculdade comprou a ideia e esse semestre inaugurou o espaço em que hoje leciono as disciplinas de projeto.”

Liz Valente

“Tenho 39 anos e com as mudanças da pandemia, fui resgatar um objetivo antigo de terminar a faculdade de arquitetura. Havia parado há aproximadamente 15 anos por uma série de fatores, o maior deles era a descrença na profissão do arquiteto e com o curso em si (…) O podcast, hoje é meu remédio, pra lembrar que existe sim romantismo na arquitetura.”

João Schmitt

“Antes de entrar na faculdade eu era caminhoneiro. Me mantive nessa profissão mesmo depois da faculdade (…), foram longos anos de estrada. Tive a oportunidade de conhecer incontáveis cidades desse Brasil e suas histórias, seu povo e cultura (…), esse olhar foi deixando de ser contemplativo e aos poucos foi passando para um olhar analítico.”

Davisson Daniel

Esperamos que cada uma dessas histórias toque vocês e seja, de alguma forma, combustível para que continuem em frente. Bom episódio!

Participantes

Adilson Amaral

Adilson Amaral

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor do Centro Universitário UniAcademia e como arquiteto autônomo na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com experiência nas áreas de projeto de arquitetura e ArchViz (Visualização Arquitetônica), viu no podcast uma ferramenta poderosa na discussão e compartilhamento de conhecimento na área, para alcançar profissionais e curiosos sobre arquitetura e espaço urbano.

Rapha Rodrigues

Rapha Rodrigues

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Pai do Miguel e do Joaquim, formado em Arquitetura, Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual Subsecretário de Planejamento do Município de Juiz de Fora (MG), é também professor universitário há mais de 15 anos. Possui experiência nas áreas de projetos de arquitetura e design, execução e gerenciamento de obras, planejamento e projeto do espaço urbano. Idealizou o Arquicast para compartilhar experiências, escutar novas histórias e abraçar o universo das cidades e das construções de um jeito leve e divertido.

Liz Valente

Liz Valente

Bacharel em Arquitetura Urbanismo (2008) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2016) pela Universidade Federal de Viçosa, tendo estudando parte da graduação na Iowa State University (2003-2004). Artista gráfica com experiencia em desenho livre e pintura acrílica, bem como na composição musical e teatral. Tem experiência nas áreas de projeto arquitetônico com ênfase em desenvolvimento de projetos; também participa de pesquisas interdisciplinares em arquitetura, filosofia e arte. Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário de Viçosa/Univiçosa desde 2018.

João Schmitt

João Schmitt

Arquiteto Urbanista, participou do episódio especial #200 sobre as histórias da audiência.

Davisson Daniel

Davisson Daniel

Arquiteto e entusiasta do mundo maker, participou do episódio #200 especial com a audiência. Faz trabalhos com marcenaria utilizando o processo de fabricação digital, premiado no Chair Design Challenge Stanford.

Apoio

Deixe um comentário

Oi gente! Em mais um episódio de cinema, falamos de uma comédia romântica que conquistou o público e a crítica, tornando-se um clássico do cinema…

Hoje estamos aqui pra conhecer o trabalho de um escritório com sede nos morros das Minas Gerais. Baseados em Belo Horizonte, o escritório busca respostas…

Hoje vamos conversar sobre uma das práticas que ajudaram a definir nossa profissão. Observar e representar o nosso mundo, mais que ser coisa de arquiteto,…