Arquicast 207 – Inteligência Artificial, Arquitetura e Urbanismo

  • Esse tópico se tornou onipresente em vários noticiários. Seja no âmbito do entretenimento e, principalmente do trabalho, a discussão sobre Inteligência Artificial está à flor da pele. E isso não é diferente no campo da arquitetura e do urbanismo. O surgimento do Chat GPT mostrou ao público o potencial que ainda não era palpável ao[...]
Siga o Arquicast:

Esse tópico se tornou onipresente em vários noticiários. Seja no âmbito do entretenimento e, principalmente do trabalho, a discussão sobre Inteligência Artificial está à flor da pele. E isso não é diferente no campo da arquitetura e do urbanismo. O surgimento do Chat GPT mostrou ao público o potencial que ainda não era palpável ao entender que isso pode, de verdade, mudar a maneira como nos relacionamos com as coisas. E, é claro, surgem as diversas preocupações, principalmente sobre  se o que fazemos hoje será substituído por ela. Prova disso é um artigo do arquiteto Neil Leach alertando que a profissão de arquiteto urbanista corre o risco de acabar, pelo menos da maneira como a conhecemos hoje. Segundo estudos, um arquiteto que usa a inteligência artificial pode produzir tanto quanto 5 arquitetos que não a usam. E é sobre inteligência artificial que conversamos aqui hoje!

Participantes

Adilson Amaral

Adilson Amaral

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor do Centro Universitário UniAcademia e como arquiteto autônomo na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com experiência nas áreas de projeto de arquitetura e ArchViz (Visualização Arquitetônica), viu no podcast uma ferramenta poderosa na discussão e compartilhamento de conhecimento na área, para alcançar profissionais e curiosos sobre arquitetura e espaço urbano.

Rapha Rodrigues

Rapha Rodrigues

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Pai do Miguel e do Joaquim, formado em Arquitetura, Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual Subsecretário de Planejamento do Município de Juiz de Fora (MG), é também professor universitário há mais de 15 anos. Possui experiência nas áreas de projetos de arquitetura e design, execução e gerenciamento de obras, planejamento e projeto do espaço urbano. Idealizou o Arquicast para compartilhar experiências, escutar novas histórias e abraçar o universo das cidades e das construções de um jeito leve e divertido.

Maressa Fonseca

Maressa Fonseca

Arquiteta urbanista (Universidade Federal de Viçosa, 2013), mestra em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-UFV, 2017) e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da UFV (ingresso em 2018), na linha de pesquisa Trabalho, Consumo e Cultura. Desde 2020 é docente no Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa) atuando nas áreas de História da Arquitetura e do Urbanismo e Projeto Arquitetônico. Iniciou sua experiência docente durante o mestrado, atuando como Monitora II em disciplinas Projeto Arquitetônico e Representação Gráfica. Em 2015 foi aprovada em concurso público para atuar como professora substituta junto ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV, lecionando disciplinas de História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo, Traçado de Cidades e Representação Gráfica. Atua como arquiteta autônoma e professora universitária. Seus principais interesses de pesquisa são: teoria e história da arquitetura e do urbanismo, projeto de habitação, habitação de interesse social, pedagogia e metodologias de projeto arquitetônico e planejamento urbano.

Nesse primeiro episódio do 2024 propusemos discutir discutir a relação! Brincadeiras à parte, hoje queremos conversar sobre como é a relação dos arquitetos com seus…

No último episódio de 2024, o Arquicast se aventurou em uma intrigante jornada de especulação sobre o futuro da arquitetura. Inspirados por um provocante artigo…

Hoje voltamos em um assunto que foi pauta recente por aqui. Retomamos o tema do episódio 214, sobre ambientes de trabalho em arquitetura, já que…