Arquicast Tecnologia 004 – Casa Inteligente

    Siga o Arquicast:

    Oferecimento: Positivo Casa Inteligente

    O novo episódio da série Arquicast Tecnologia trata de um assunto que há pouco tempo estava apenas no reduto dos aficionados por tecnologia, ou mesmo nos corredores das instituições de pesquisa e desenvolvimento. As conhecidas “smart homes” ou “casas inteligentes” são, agora, uma realidade bastante acessível. É notório que com a popularização dos smartphones e a melhoria do acesso à internet – ainda que para as camadas mais privilegiadas – diversos gadgets surgiram na esteira da conectividade. A casa inteligente é aquela que melhor atenderá uma geração que já nasceu conectada e que passa mais tempo em casa.

    Funcionalidades até então complexas ganharam novas formas de aplicação versáteis e bastante práticas. Segurança, sistemas de iluminação, conforto e comodidade agora estão literalmente na palma da mão, em um clique no seu celular! Para falar um pouco sobre essas novas possibilidades participam da conversa os arquitetos Lucas Shinyashiki e Franco Faust do SOLO Arquitetos, além de José Ricardo Tobias, responsável pela Positivo Casa Inteligente.

    O conceito de Casa Inteligente vem de outro paradigma tecnológico da contemporaneidade, o da Internet das Coisas (IoT), que objetiva equipar utensílios da vida cotidiana para se conectarem à uma rede de comunicação. Pensar em uma casa inteligente, portanto, é pensar em soluções controladas digitalmente, através da internet, facilitando o dia a dia dos usuários.

    Para o campo da arquitetura, o avanço tecnológico voltado à automação dos ambientes influenciou não apenas as possibilidades de especificação, mas também o próprio processo de projeto, muitas vezes simplificando procedimentos de execução.

    Para saber mais sobre desenvolvimento de casas inteligentes e sobre os produtos mais recentes já  disponíveis no mercado, escute aqui o episódio e acesse a página da campanha de iluminação da Positivo Casa Inteligente. Até a próxima!


    Oferecimento:

     

     


    UIA2021 + Arquicast | parceiro oficial de mídia:

    Acesse o site do evento aqui


    Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!


    Siga nosso canal no YouTube



    Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

    Deixe um comentário

    Oi gente! Em mais um episódio de cinema, falamos de uma comédia romântica que conquistou o público e a crítica, tornando-se um clássico do cinema…

    Hoje estamos aqui pra conhecer o trabalho de um escritório com sede nos morros das Minas Gerais. Baseados em Belo Horizonte, o escritório busca respostas…

    Hoje vamos conversar sobre uma das práticas que ajudaram a definir nossa profissão. Observar e representar o nosso mundo, mais que ser coisa de arquiteto,…