Arquicast Especial Rio2C- O papel do Arqui-Urbanista na transformação das cidades

Siga o Arquicast:

O episódio especial do Arquicast gravado na Rio2C, estreando o palco Arts&Crafts no evento, abordou temas relevantes para a discussão sobre a transformação das cidades e o papel dos arqui-urbanistas nesse processo. Os participantes do painel, Joice Berth e Leonardo Brawl, trouxeram suas perspectivas e experiências em temas como gênero, racialidades, decolonialismo, pedagogia urbana, redes urbanas, ativismo urbano e transdisciplinaridade.

Os temas abordados permitiram uma reflexão sobre as complexidades da cidade contemporânea e a importância da colaboração e ação coletiva para promover mudanças significativas e positivas. Foi discutido como as estruturas do poder moldam a cidade e como é fundamental pensar em ações coletivas para transformá-la. Os desafios para manter a possibilidade do convívio na cidade foram apontados, uma vez que ela tem se tornado cada vez mais fragmentada e dispersa.

Construir uma cidade mais inclusiva e democrática significa promover a aproximação entre os diferentes grupos sociais que a compõem, reconhecendo as fissuras da história e as relações de opressão nos espaços públicos. A importância do reconhecimento da cultura e das raízes brasileiras, das mazelas e belezas para essa transformação também foi abordada.

Leonardo Brawl apontou que é necessário o desenvolvimento de iniciativas que fomentem a participação dos profissionais de arquitetura e urbanismo em associações e conselhos municipais, propondo soluções e se envolvendo na tomada de decisões que afetam as vidas da coletividade. Além disso, Joice Berth reforçou a importância em cultivar uma postura crítica em relação à realidade que o mundo nos impõe, questionando toda e qualquer informação. Essa postura também implica em estarmos abertos para novas formas de interação, valorizando a diversidade de opiniões e experiências. Somente com uma abordagem inclusiva e participativa será possível construir uma cidade mais justa e equitativa, onde todos possam desfrutar dos seus direitos e oportunidades de forma igualitária.

Quer participar dessa conversa? Não deixe de ouvir o episódio nos principais agregadores. Até a próxima!

Participantes

Adilson Amaral

Adilson Amaral

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor do Centro Universitário UniAcademia e como arquiteto autônomo na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com experiência nas áreas de projeto de arquitetura e ArchViz (Visualização Arquitetônica), viu no podcast uma ferramenta poderosa na discussão e compartilhamento de conhecimento na área, para alcançar profissionais e curiosos sobre arquitetura e espaço urbano.

Rapha Rodrigues

Rapha Rodrigues

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Pai do Miguel e do Joaquim, formado em Arquitetura, Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual Subsecretário de Planejamento do Município de Juiz de Fora (MG), é também professor universitário há mais de 15 anos. Possui experiência nas áreas de projetos de arquitetura e design, execução e gerenciamento de obras, planejamento e projeto do espaço urbano. Idealizou o Arquicast para compartilhar experiências, escutar novas histórias e abraçar o universo das cidades e das construções de um jeito leve e divertido.

Joice Berth

Joice Berth

Joice Berth é arquiteta urbanista formada pela Universidade Nove de Julho e pesquisadora na área de Direito à Cidade, com foco nas dinâmicas de raça e gênero presentes nos espaços urbanos, em regularização fundiária, remoções e urbanização de favelas. É Assessora Parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo e Psicanalista em formação pela Escola de Formação Lacaniana de Psicanálise.

Autora do livro “Empoderamento”, publicado pela coleção “Feminismos Plurais”, da Editora Pólen, selo Sueli Carneiro, sob coordenação de Djamila Ribeiro. O livro foi recém-traduzido para o francês pela Anacaona Editions.

É colunista da Revista Elle Brasil e foi colunista de Justiça do site CartaCapital. Foi jurada do 7º Prêmio de Arquitetura do Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel e na premiação IABsp 2019, e foi curadora da Exposição Casa Carioca do Museu de Arte do Rio.

Discute questões de raça, gênero, cultura e comportamento em suas redes sociais e nas palestras que realiza em diversos espaços, como escolas e empresas. Foi palestrante no Brazil Forum UK em 2018, evento organizado por estudantes brasileiros da LSE e da Oxford University no Reino Unido, e na conferência EuroLeads 2019, realizada em Paris.

Leonardo Brawl

Leonardo Brawl

Ativista social, urbanista, arquiteto e músico, cofundador do coletivo de inovação social urbana, TransLAB.URB, que desenvolve projetos de Cocriação & Participação, Pedagogia Urbana e Ativação Urbana, com foco em cartografia, mapeamento, ocupações, urbanismo hacker, e placemaking.

Co-fundador do Instituto de Investigação para a Inovação Social – TransvençãoLab, que integra a rede internacional de Laboratórios Cidadãos – Living Labs.

Co-fundador do projeto/movimento Raiz Urbana, focado na questão da produção de alimentos em ambiente urbano, integrando a UN FAO Food Security Network.

Co-fundador da rede brasileira autônoma de placemakers, Placemaking Brasil, além de integrar a Red Placemaking LatinoAmerica e a rede global Placemaking X.
Participa da rede internacional de design de processos cívicos da CivicWise.

Através do TransLAB.URB, compartilha com o IAB-RS (Instituto dos Arquitetos do Brasil) a presidência das Entidades Relacionadas ao Planejamento no CMDUA – Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, bem como integra o grupo de apoio do RP1 – Região Central de Planejamento de Porto Alegre.

Cofundador do projeto de integração regional Corredor Sur, formado por grupos de inovação social urbana de Porto Alegre, Montevidéu, Buenos Aires e cidades adjacentes.

Atualmente participa do projeto Br Cidades (Núcleo Porto Alegre) e do núcleo da Rede Brasileira de Urbanismo Colaborativo.

Deixe um comentário

Oi gente! Esse é o Arquicast 226 e hoje vamos falar sobre uma das residências mais icônicas do século XX. Construída em cima de uma…

A tarefa deste livro foi bem ambiciosa e realizada por uma autora que não é arquiteta: compilar os vários pensamentos sobre a cidade e retratar…

  O sonho de montar um escritório de arquitetura e criar projetos autorais é uma aspiração comum entre muitos recém-formados em arquitetura e urbanismo. No…